Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Segundo Reinado no Brasil 1 - política interna



      A melhor visualização no celular é na horizontal. Mas, talvez você goste mais da versão para WEB (a opção está em baixo, no final de cada postagem). É mais completa (barra de opções de publicações).

Com exercícios e gabarito ao final da postagem
Bandeira do Império do Brasil
          O "segundo reinado"é a fase da monarquia brasileira que corresponde ao reinado do imperador Dom Pedro II. O início foi em 23 de junho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou o príncipe Dom Pedro de Alcântara maior de idade aos 14 anos (dessa forma passou a ser considerado apto para assumir a liderança do governo). Essa fase terminou em 15 de novembro de 1889, com o evento político conhecido como "Proclamação da República".
Imperador D. Pedro II
          O reinado do imperador D. Pedro II, que durou 49 anos, conviveu com várias importantes mudanças políticas, sociais e econômicas, além das questões internacionais que envolveram o Brasil.  

Prática da política interna
D. Pedro II - época da coroação
Partido Liberal e Partido Conservador - disputavam espaços políticos, mas defendiam quase os mesmos interesses, pois ambos representavam a elite latifundiária Brasileira.
D. Pedro II - jovem
          Parlamentarismo - enquanto no parlamentarismo inglês o monarca tem poucas atribuições (o governo é liderado pelo Primeiro Ministro, escolhido pelo Parlamento), no Brasil todo o poder estava concentrado nas mãos do imperador (devido ao uso do "Poder Moderador"). Essa é a origem da expressão "parlamentarismo às avessas" (na época era usada como crítica).
o imperador manipulava o jogo político no Brasil
          Poder Moderador - o imperador escolhia o Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro Ministro) e podia demiti-lo. As eleições para a Assembleia Geral eram convocadas pelo imperador quando achasse necessárias. Podia também encerrar a legislatura (período de mandato dos deputados) quando quisesse. Além disso tudo, escolhia os senadores e controlava as nomeações, promoções e transferências dos juízes.
processo eleitoral violento
          Eleições - mesmo com o voto censitário as eleições ocorriam sempre com muita violência e fraudes.
          Revoltas Liberais - ocorreram em 1842. Resultaram da anulação das eleições parlamentares vencidas pelo Partido Liberal (Excesso de violência e de fraudes: "Eleições do Cacete").
        Revolução Farroupilha - em 1845 terminou o movimento separatista do sul, que teve início na época regencial (1835). Defendendo os interesses do governo imperial ganhou destaque o general Luis Alves de Lima e Silva, tanto nas campanhas militares quanto nas negociações de paz.

General Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias
OBS - ver biografia do general Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, no endereço eletrônico seguinte:   http://educacao.uol.com.br/biografias/duque-de-caxias.htm
Revolução Praieira - foi um movimento separatista, liberal e federalista (com influência do socialismo utópico) que ocorreu em Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. Esta foi a última revolta política da época da monarquia brasileira.

      A época em que Dom Pedro II foi o imperador brasileiro é conhecida como Segundo Reinado (1840 – 1889).     
Memórias Dispersas – Leitura para lazer
Dê um click sobre a imagem para ver maior.
         Vá às livrarias ou encomende o seu: Saraiva, Cultura, Travessa, MartinsFontes, Submarino, Americanas, Café Patriota, Agrega, Cia do Livro, Papelarissa, Language Café, FB (mensagem) e por este blog (comentários). Versões física e e-book.
Exercícios
   


Baseado no texto do livro Projeto Araribá, Ed. Moderna 8º ano (pág. 193, 194, 195) e no texto desta postagem.
1) Enquanto o grupo político liderado pelos progressistas criou o Partido ________________, o grupo liderado pelos regressistas criou o Partido ___________________.
2) O que ficou limitado a partir da aprovação da Lei Interpretativa do Ato Adicional?
R:_____________________________________________________________________
3) A __________________ da maioridade do príncipe Dom Pedro, em 1840, é conhecida como Golpe da ______________________.
4) A coroação antecipada do Imperador foi a saída encontrada pelas elites brasileiras para salvar o quê?
5) As eleições brasileiras ocorridas no início do segundo reinado foram marcadas pela violência política. Qual foi o estranho apelido recebido por este processo eleitoral?
R:_____________________________________________________________________
6) A divisão do poder do Estado possibilitava ao imperador brasileiro o controle sobre a escolha do Primeiro Ministro (Chefe do Conselho de Ministros). Qual era esse poder?
R:_____________________________________________________________________
7) Quais eram os partidos que se revezaram no governo, durante o Segundo Reinado?
R:_____________________________________________________________________
8) A Revolução Praieira aconteceu em ____________________, em 1848. Além das questões políticas, econômicas e sociais locais, os revolucionários praieiros estão relacionados com as revoluções liberais que aconteceram no _________________________________, no mesmo ano. Além de serem inspirados (influenciados) pelo ___________________ de Robert Owen e Charles Fourier.      


Veja também Segundo Reinado no Brasil 2. Acesse ao link

Respostas-padrão (gabarito)

1) Partido Liberal  
    Partido Conservador.
2) A autonomia das províncias passou a ter grande limitação.
3) antecipação
    Maioridade.
4) Para salvar a ordem escravocrata e a unidade do império brasileiro.
5) Esse processo eleitoral ficou conhecido como “Eleições do Cacete”, devido a grande violência.
6) Era o Poder Moderador.
7)O revezamento acontecia entre o Partido Conservador e o Partido Liberal.
8) Pernambuco
    continente europeu
    socialismo utópico

Nenhum comentário:

Postar um comentário