domingo, 12 de novembro de 2017

Brasil – segundo reinado 2 (cafeicultura)


copiar no caderno e responder.   (consultar livro: pág. 197 - respostas ao final)             

        O cafeeiro é um vegetal originário da África Oriental. Foram os franceses que começaram a desenvolver o cultivo do café em suas colônias e a comercializar o produto na Europa.

Exercícios
1) O café apareceu no Brasil durante o século XVIII. De onde veio o café que foi introduzido no Brasil nessa época?
2) A ideia de fazer plantações de café, para exportação, no Brasil, foi desenvolvida na época do governo do rei D. João VI.
(a) Quando o café passou a ser o principal produto brasileiro?
(b) Quais foram os fatores que favoreceram à rápida expansão do cultivo do café?
3) As primeiras fazendas produtoras de café surgiram no Rio de Janeiro, no maciço da Tijuca. Mas, a primeira fase de produção para um amplo mercado teve como centro o _________________________________.
4) O cultivo do café no Vale do Paraíba seguiu o modelo de agricultura de exportação baseada na _____________________________________ e na _______________________________ .
5) O plantio de café era direcionado a exportação, por isso não deveria estar distante do litoral. Para onde o escoamento do café estava direcionado?
6) Antes da construção das primeiras __________________, o café era transportado por tropas de ____________ e ______________ ou em __________________ .


Respostas dos exercícios sobre a cafeicultura no segundo reinado.
1)  o arbusto é originário de uma região montanhosa da Abissínia, na África Oriental. Há uma lenda que diz que a entrada no Brasil teria acontecido a partir da Guiana Francesa, onde foram desenvolvidas as primeiras plantações, em larga escala, com objetivos comerciais.
2)
(a) no começo do segundo reinado.
(b)  a rápida expansão do cultivo do café deveu-se a  quatro fatores: abundância de terras, disponibilidade de mão de obra (escrava e imigrante), clima favorável e crescente consumo no exterior.
3)  o Vale do Rio Paraíba do Sul.
4)  grande propriedade // mão de obra escrava.
5)  Europa e Estados Unidos
6)  ferrovias // burros // mulas // carros de boi.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário