Pesquisar este blog

domingo, 12 de novembro de 2017

Exercícios - Brasil – segundo reinado 2



      A melhor visualização no celular é na horizontal. Mas, talvez você goste mais da versão para WEB (a opção está em baixo, no final de cada postagem). É mais completa (barra de opções de publicações).

Economia cafeeira      Respostas ao fina

Baseado no texto do livro Projeto Araribá, Ed. Moderna 8º ano (pág. 197).
        O cafeeiro é um vegetal originário da África Oriental. Foram os franceses que começaram a desenvolver o cultivo do café em suas colônias e a comercializar o produto na Europa.


1) O café apareceu no Brasil durante o século XVIII. De onde veio o café que foi introduzido no Brasil nessa época?

2) A ideia de fazer plantações de café, para exportação, no Brasil, foi desenvolvida na época do governo do rei D. João VI.

(a) Quando o café passou a ser o principal produto brasileiro?

(b) Quais foram os fatores que favoreceram à rápida expansão do cultivo do café?

3) As primeiras fazendas produtoras de café surgiram no Rio de Janeiro, no maciço da Tijuca. Mas, a primeira fase de produção para um amplo mercado teve como centro o _________________________________.

4) O cultivo do café no Vale do Paraíba seguiu o modelo de agricultura de exportação baseada na _____________________________________ e na _______________________________ .
5) O plantio de café era direcionado a exportação, por isso não deveria estar distante do litoral. Para onde o escoamento do café estava direcionado?
6) Antes da construção das primeiras __________________, o café era transportado por tropas de ____________ e ______________ ou em __________________ .  
Memórias Dispersas – Leitura para lazer
Dê um click sobre a imagem para ver maior.
         Vá às livrarias ou encomende o seu: Saraiva, Cultura, Travessa, MartinsFontes, Submarino, Americanas, Café Patriota, Agrega, Cia do Livro, Papelarissa, Language Café, FB (mensagem) e por este blog (comentários). Versões física e e-book.


Respostas 

1)  O arbusto é originário de uma região montanhosa da Abissínia, na África Oriental. Há uma lenda que diz que a entrada no Brasil teria acontecido a partir da Guiana Francesa, onde foram desenvolvidas as primeiras plantações, em larga escala, com objetivos comerciais.

2)

(a) No começo do segundo reinado.

(b)  A rápida expansão do cultivo do café deveu-se a quatro fatores: abundância de terras, disponibilidade de mão de obra (escrava e imigrante), clima favorável e crescente consumo no exterior.

3)  O Vale do Rio Paraíba do Sul.

4)  grande propriedade // mão de obra escrava.

5)  Europa e Estados Unidos

6)  ferrovias // burros // mulas // carros de boi.  

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário