Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de maio de 2017

ILUMINISMO

          Movimento cultural desenvolvido por intelectuais europeus, geralmente franceses ou ingleses, que ampliou a valorização do racionalismo, o método científico e o liberalismo na política e na economia.Tem seu auge em meados do século XVIII.

1) Antecedentes
(A) Revoluções Inglesas do Século XVII.
- Conflitos entre o Parlamento (predominantemente burguês e calvinista) e o Rei (apoiado pelos nobres e burgueses privilegiados, anglicanos e católicos).
- Ocorreram duas guerras civis: Revolução Puritana (1642) e a Revolução Gloriosa (1688).
- Os resultados foram: ampliação liderança política da burguesia no controle do Estado Inglês e fim do Absolutismo (o rei perdeu poder e o Parlamento ampliou o poder: Parlamentarismo).
(B) Revolução Científica do Século XVII
- Aprofundou a valorização do racionalismo iniciada com os intelectuais humanistas (época do Renascimento).
- Criou as bases para o desenvolvimento do movimento iluminista.
- Destaques:

Renè Descartes (francês)

- Criador do método científico, desenvolveu estudos na matemática, química e na educação.
Isaac Newton (inglês)

-Desenvolveu estudos da matemática aplicada aos fenômenos (física), demonstrou a lei da gravidade e a teoria do Universo Mecanicista (os movimentos dos astros são regulares, repetitivos, harmônicos, possíveis de serem calculados matematicamente).
  John Locke (inglês)

- Produziu estudos sobre o método de pesquisa, sobre educação e sobre política. Criou as bases do liberalismo político. Foi a maior influência ideológica para a Revolução Gloriosa, na Inglaterra).

2) Movimento Iluminista (século XVIII)
- Os fundamentos do mundo contemporâneo estão no Iluminismo: liberalismo político, liberalismo econômico, o pensamento científico, a organização das instituições (inclusive a escola).
- Intelectuais que se destacaram:

Liberalismo político (baseado nas ideias de John Locke e nas Revoluções Inglesas do Século XVII).
- Montesquieu – proposta de divisão do poder do Estado em três especialidades: Executiva, Legislativa e Judiciária.
- Rousseau – afirmava que todo governo deveria estar submetido a vontade soberana do povo.
- Voltaire – defendia a liberdade de expressão.
Liberalismo Econômico
- Adam Smith (escocês) – Analisou a economia inglesa em época de industrialização (é considerado o primeiro economista).
- Principais ideias: O Estado não deve intervir na economia, o que vale é a “Lei da Oferta e da Procura” e a “Livre Concorrência”.
Desenvolvimento Científico
- Diderot e D’Alambert (franceses) – organizadores da Enciclopédia (reunia trabalhos de muitos intelectuais do movimento iluminista).
Despotismo Esclarecido
-Baseado nas ideias de Voltaire (estimulava a que os reis usassem o poder autoritário para impor a modernização da economia e da sociedade, promovendo o desenvolvimento rápido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário