terça-feira, 9 de maio de 2017

Iluminismo – Exercícios


(consultar o livro de aula – pág. 88, 89, 90 e 91).

RESPOSTAS NO FINAL DA POSTAGEM
1) Como era, no século XVII, a sociedade europeia?

________________________________________________________________________________________________________________________________
2) A respeito das possibilidades de alguém que não nascesse nobre, responda:
(A) O que era possível conseguir?

________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) O que era difícil (quase impossível) conseguir?

________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Além de criticar o ______________________, os intelectuais iluministas eram contrários à influência política e cultural da ________________________, aos _________________________, à _____________________________, aos __________________________ e à _____________________.
4) Quais foram os primeiros questionamentos que abalaram o antigo Regime ?

________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Na visão iluminista, o que o ser humano deveria fazer?

________________________________________________________________________________________________________________________________
6) no que os ilustrados (filósofos iluministas) acreditavam (com relação ao ser humano)?

________________________________________________________________________________________________________________________________
7) os iluministas Denis Diderot e Jean Jaques D’Alambert organizaram uma publicação chamada de Enciclopédia.
(A) Quem produziu os conteúdos publicados na Enciclopédia?

________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) O que os organizadores pretendiam que a Enciclopédia contivesse?

________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Sobre as ideias iluministas relacionadas a educação, podemos dizer:
(A) O que combatiam?

________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) O que propunham?

________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Adam Smith desenvolveu conceitos que ficaram conhecidos como Liberalismo Econômico.
(A) O que defendia?

________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) Como o mercado deveria ser orientado?

________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Alguns reis adotaram o Despotismo Esclarecido:

(A) O que objetivavam promover?

________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) O que objetivavam preservar?
________________________________________________________________________________________________________________________________


Iluminismo – Exercícios
(RESPOSTAS)
1) A sociedade europeia era profundamente desigual e hierarquizada.

2)
(a) Uma pessoa que não fosse nobre até poderia enriquecer.
(b) Dificilmente teria acesso aos privilégios das classes dominantes.
3) Antigo Regime / Igreja Católica/privilégios da nobreza/servidão no campo/monopólios comerciais/censura.
4) os primeiros questionamentos ganharam corpo nas Revoluções Inglesas do Século XVII.
5) o ser humano sempre deveria usar a razão e deixar de lado o misticismo e a superstição.
6) acreditavam na capacidade humana de criar um mundo melhor, de criar inventos e de controlar a natureza por meio da ciência.
7)
(a) foi produzida por diversos intelectuais, editores, resenhistas e ilustradores.
(b) pretendiam que contivesse o resumo de todo o saber ocidental existente até aquele momento, expor os avanços técnicos e científicos do século XVIII e reagir às interferências religiosas, tratadas como superstições.
8)
(a) combatiam o ensino privado e religioso.
(b) propunham uma educação laica, na qual o currículo escolar não estivesse submetido aos princípios de nenhuma crença religiosa. (Defendiam que a educação elementar deveria ser obrigatória, dirigida pelo Estado e gratuita para atender a todos).
9)
(a) o liberalismo econômico defendia o fim da intervenção Estatal na economia.
(b) o mercado seria orientado pela Lei da Oferta e da Procura e pela Lei da Livre Concorrência.
10)
(a) promover reformas que tornassem a administração do Estado mais eficiente.
(b) preservassem a ordem social e o absolutismo monárquico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário