Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Século XVIII -- A diversidade do mundo

A riqueza do processo histórico está na diversidade política, econômica, social e cultural do mundo. O programa de História desse ano começa pensando nessa diversidade. Para que fique bem claro, vamos destacar algumas características particulares do processo histórico em diferentes regiões do planeta. Não podemos esquecer de que o tempo histórico é múltiplo. Em sociedades diferentes os momentos históricos podem ser diferentes em um determinado período. A linha do tempo (história linear) é usada apenas para facilitar os estudos escolares.

                                                 1) Europa

                                            

 Começaremos pela Europa por ser a região mais dinâmica daquele período histórico. As mudanças políticas, econômicas e técnico-científicas. O impulso proporcionado por essas mudanças possibilitou a liderança mundial de alguns países europeus, no mundo, durante o século seguinte. Destacamos as ideias iluministas (predomínio do racionalismo), o liberalismo econômico, a revolução industrial inglesa, a revolução francesa e a era napoleônica.

                                                     2) África



Enquanto na região norte a expansão da religião islâmica era a principal característica, na África Subsaariana a captura de pessoas para o lucrativo tráfico de escravos era a atividade mais marcante.




O desenvolvimento sócio econômico e político das populações africanas foi profundamente desorganizado. Isso resultou da exploração europeia e do sequestro de milhões de pessoas que foram levadas para a América e vendidas como escravas (mão de obra).

                                                     3) Ásia

 O gigantismo do continente asiático exige destaques mais diversificados.




As terras do norte caíram sob o domínio do Império Russo em expansão. No extremo oriente, os Impérios da China e do Japão resistiam à influência europeia em suas milenares sociedades.



A região da Índia tornou-se domínio britânico. Nessa mesma época, o Oriente Médio estava sob o domínio do Império Turco Otomano.

                                                         4) América

Na América do Norte podemos destacar o processo de independência das colônias inglesas (Treze Colônias), que formaram os Estados Unidos da América do Norte. Essa foi a Revolução Americana.



Enquanto isso, na América Ibérica (domínios dos espanhóis e dos portugueses), a produção de metais preciosos era a atividade mais destacada. Nas últimas décadas do século XVIII surgem vários movimentos políticos que buscavam a independência de partes desses domínios coloniais dos países ibéricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário