Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Revolução Americana


Foi o processo de independência das Treze colônias Inglesas da América do Norte. As lutas pelo fim da dominação britânica nas Treze Colônias aconteceu na segunda metade do século XVIII.
O movimento político é considerado uma das mais importantes revoluções burguesas. É revolucionário por adotar ideias dos filósofos iluministas na organização dos Estados Unidos da América (EUA). Além disso, foi a primeira região colonial do continente americano que conseguiu completar o seu processo de separação política em relação a metrópole.

Compare o mapa atual com o território que deu origem aos Estados Unidos.

Território das Treze Colônias Inglesas na América


Território atual dos EUA





A Guerra dos Sete Anos e a Revolução Industrial na Inglaterra causaram mudanças no tratamento do governo britânico em relação às Treze Colônias. Novos impostos e limites a liberdade comercial dos colonos causou manifestações e revoltas.








O Massacre de Boston




Festa do Chá de Boston


As ideias políticas desenvolvidas pelos filósofos iluministas da Europa eram seguidas por muitos intelectuais nascidos nas Treze colônias. Os livretos de divulgação do liberalismo e da rebelião popular circularam nessa época. Destaque para os trabalhos escritos por Thomas Paine: "Common Sense" (Senso Comum). 



Os representantes das Treze Colônias reuniram-se nos Congressos de Filadélfia (1774 e 1775) para combinar ações conjuntas contra o governo britânico.




O ato solene que aconteceu no dia 4 de julho de 1776, a assinatura da Declaração de Independência, é comemorada até hoje nos Estados Unidos como o seu dia nacional. Esse documento foi redigido por Thomas Jefferson, auxiliado por outros destacados intelectuais nascidos nas Treze Colônias. O texto estava baseado nas ideias iluministas.




O conflito armado ganhou dimensões de guerra, inclusive com o envolvimento de outras nações. Espanha, Holanda, Rússia e principalmente a França, ajudaram os colonos. A motivação veio do fato de que esses países eram adversários da Grã Bretanha.



George Washington destacou-se ao organizar o exército rebelde e transformá-lo em uma força militar vitoriosa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário