Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Exercícios - América Indígena - palavras cruzadas e outros

      A melhor visualização no celular é na horizontal. Mas, talvez você goste mais da versão para WEB (a opção está em baixo, no final de cada postagem). É mais completa (barra de opções de publicações).

Encontre as respostas dos exercícios após o final da postagem.
      Veja informações sobre este tema acessando o link https://engenhodahistoria.blogspot.com/2018/05/america-espanhola-conquista-e-dominacao.html

      Colonizar é um processo de transferência de população de um país, que é dominador (metrópole), para outro país, que é o dominado (colônia). O objetivo é que essa população transferida assuma o controle da administração e da produção econômica do território dominado. Dessa forma, ocorre exploração e transferência de riquezas do país dominado (colônia) para o país dominador (metrópole).


      Informações básicas para preenchimento
 

1) Era na verdade o povo quéchua, cujo imperador era considerado o filho do deus sol. Seu império ocupava ampla área na região dos Andes, na América do Sul. (escrever no plural)
2) Povo que vivia no sul do México e grande parte da América Central. Estava organizado em cidades-estado e desenvolveu uma complexa forma de escrita. (escrever no plural)
3) Era um império em expansão na época da conquista espanhola, que ocupava o planalto mexicano. Seus rituais religiosos causavam espanto e horror aos europeus devido a violência. (escrever no plural)
4) O que um povo de um país deve fazer quando deseja dominar o território para colonizar e explorar um outro povo, de outro país.
5) Nome da capital do império indígena que dominava amplas regiões na América do Sul Andina.
6) Nome da capital do império indígena que dominava o planalto do México, na época em que os espanhóis chegaram à América.
7) Nome usado pelos europeus para todo o conjunto de povos que ocupavam o continente americano antes da chegada de Cristóvão Colombo. Havia grande diversidade cultural, linguística e de tipos físicos.
8) De acordo com o antropólogo Paul Rivet, seria um dos caminhos usados por populações da Sibéria (Ásia) para chegar ao Alasca (América) e depois se dispersar pelo continente.
9) De onde parte das populações indígenas americanas teriam se originado, resultando de difícil navegação oceânica que levou pessoas ao litoral da América, banhado pelo Oceano Pacífico.


     Observe as gravuras, o vídeo e responda às perguntas que se encontram no final.

      Vemos aqui uma sequência de fotos de pinturas encontradas em cavernas do interior do Piauí.


      Essa última mostra que os trabalhos arqueológicos ainda acontecem e muitos vestígios de ocupações humanas muito antigas continuam aparecendo.

      Vale também abrir esse link. Ele dá acesso a um vídeo que nos informa sobre a descoberta arqueológica e sua importância científica.


https://www.youtube.com/watch?v=3MktH27XjUs
      A reportagem errou, para menos, o início da migração de asiáticos em direção à América mas, todo o restante da reportagem é bastante boa para conhecermos um pouco mais esse assunto.

      Esse outro vídeo, bem mais antigo, é mais longo, mais completo. A repórter não errou nas datas e faz comparações com a teoria de migração pelo Estreito de Bering. É bom também para sabermos como acontece um trabalho de arqueologia de campo.

      Agora você está em melhor condição para responder às perguntas:
1) Por que a descoberta de um sítio arqueológico na Serra da Capivara (Piauí) ganhou importância especial?
2) As rotas estudadas por Paul Rivet não servem para explicar as origens da população estudada pela antropóloga Neide Guidon. Explique o motivo.



Memórias Dispersas – Leitura para lazer
Dê um click sobre a imagem para ver maior.
Vá às livrarias ou encomende o seu: Saraiva, Cultura, Travessa, MartinsFontes, Submarino, Americanas, Café Patriota, Agrega, Cia do Livro, Papelarissa, Language Café, FB (mensagem) e por este blog (comentários). Versões física e e-book
        Para sermos justos, vale destacar a pesquisadora responsável por essas descobertas arqueológicas.

Niede Guidon (1933 - ) Arqueóloga
      Niede Guidon nasceu em Jaú (SP) em 12 de março de 1933. Filha de Ernesto Francisco Guidon e Cândida Viana de Oliveira Guidon, tem quatro irmãos.
      Em 1956, ingressa no curso de história natural da Universidade de São Paulo (USP) e conclui a graduação em 1959. Em seguida, faz uma especialização em Arqueologia Pré-histórica, na Université Paris-Sorbonne, em Paris (1961-1962). Entre 1971 e 1975, Guidon faz o doutorado em Pré-história na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, cuja tese teve como título Les peintures rupestres de Varzea Grande, Piauí, Brésil e como orientador o prof. André Leroi-Gourhan.
      Ainda em 1959 tornou-se professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante um breve período, tendo em seguida ingressado na Universidade de São Paulo (1961), como arqueóloga do Museu Paulista. Em 1973, tornou-se pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), tendo exercido posteriormente outros cargos na Fundação e ocupa atualmente a posição de diretora presidente. Em 1977, entra para o corpo docente da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França. Entre os anos 1970 e 1980, Niede Guidon foi também consultora e colaboradora da Unesco, tendo sido diretora científica da Missão Arqueólogica de Salto Grande, no Uruguai.
Professora visitante na Universidade Federal do Piaui, na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade Federal de Pernambuco, também coordenou grupos de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique.
      Na década de 1970, ao vir ao Brasil em missão apoiada pelo governo francês, Niéde Guidon inicia as pesquisas na Serra da Capivara, no Piauí. Em 1979, é criado o Parque Nacional da Serra da Capivara, depois declarado Patrimônio Cultural da Humanidade.
Com apoio do CNPq e de várias universidades brasileiras, Guidon investiga há mais de 40 anos a pré-história no Brasil e suas pesquisas são referências fundamentais na arqueologia.
      Segundo Guidon, as pesquisas indicam que o homem “chegou pela desembocadura do Rio Parnaíba, no norte do Piauí, vindo da África”, por volta de 130 mil anos atrás após uma grande seca.
Preocupada com a preservação do sitio arqueológico de São Raimundo Nonato, que integra o Parque Nacional da Serra da Capivara, Guidon defende o turismo como fonte de recursos para a região.
         http://memoria.cnpq.br/web/guest/pioneiras-view/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1690493

Respostas

Cruzadas

Exercícios (respostas):

1 – Porque esse sítio arqueológico revelou que seres humanos ocupavam aquela localidade em época muito anterior a que os estudos anteriores mostravam.

2 – Os vestígios humanos encontrados no Piauí são de época muito anterior as migrações estudadas por Paul Rivet.

Um comentário: