quarta-feira, 25 de abril de 2018

América Indígena


(Com exercícios no final da postagem)
Na época em que os navegadores espanhóis e portugueses chegaram ao continente americano encontraram populações habitando todas as regiões.
A diversidade cultural, técnica, de organização social, política e linguística era muito grande.
Exemplo de povo indígena da região da Cordilheira dos Andes, na América do Sul
Exemplo de povo indígena da América do Norte








Exemplo de povo indígena no território brasileiro
1) Origens
A origem dessas populações sempre intrigou os pesquisadores. Alguns sugeriram o autoctonismo (surgimento no próprio continente), outros defenderam o aloctonismo (origem na migração).
As teorias aloctonistas prevaleceram e ganharam destaque as teses criadas pelo antropólogo francês Paul Rivet. Ele imaginou que as populações humanas teriam migrado da Ásia, como resultado de grandes movimentos migratórios. As causas seriam diversas, mas destacou as glaciações.
Foram três as teses principais de Paul Rivet:
- Travessia do Estreito de Bering.
- Migração Malaio-polinésia.
- Origem australiana
Na primeira tese, a proximidade entre a Sibéria (Ásia) e o Alasca (América) é a principal explicação, acrescida das Eras Glaciares (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/7/08/folhateen/13.html) e da movimentação de animais que eram alvos da caça. As ondas migratórias sucessivas atravessando o Estreito de Bering devem ter causado a dispersão da população pelo continente americano até a América do Sul. Há numerosa comprovação através de vestígios arqueológicos e correlações linguísticas.
Estreito de Bering
A segunda tese resultaria do movimento populacional que dispersou populações asiáticas pelas ilhas da Indonésia e da Polinésia. As pressões migratórias teriam causado as difíceis travessias do Oceano Pacífico até a América Central e América do Sul. A tese ganha força devido às relações linguísticas e culturais comprováveis entre as populações indígenas do litoral pacífico das américas e as populações das ilhas da Polinésia.
A terceira possibilidade migratória mostra os primitivos aborígenes australianos (https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aborigenes.htm) migrando para o extremo sul da América do Sul. O percurso seria de difícil comprovação. Porém, o que moveu a teorização do antropólogo francês foram evidências de fortes relações culturais e linguísticas entre as duas regiões (exemplo: uso do bumerangue - https://www.youtube.com/watch?v=cfpXzwSk_Uk).
Entretanto, descobertas arqueológicas feitas no Piauí, na década de 1980, lançaram novas dúvidas às origens das populações americanas. Os vestígios encontrados mostram ocupações humanas muito antigas. Não poderiam ter origem nas migrações explicadas por Paul Rivet.
Link2 https://www.youtube.com/watch?v=oX7oToVioC0
2) Altas Culturas Indígenas
Na época da chegada dos europeus a América a maioria das populações indígenas vivia em padrão técnico, social e político simples ou primitivo. Entretanto, havia exemplos de altíssimo nível de desenvolvimento, com produções econômicas diversificadas.
Algumas sociedades indígenas se destacaram.
(a) Aztecas
Ocupavam ampla área no planalto central mexicano. Formaram um império politicamente centralizado, que dominava e submetia vários povos da região.
A cidade de Thenoctitlán era a capital e as criações arquitetônicas, o desenvolvimento dos conhecimentos de matemática, astronomia, medicina, agricultura e escrita eram alguns de seus destaques.

Thenoctitlán
agricultura
Religião
(b) Maias
Localizavam-se na região sul do México atual e estendendo-se a América Central. Lutas políticas internas desestruturaram o Império Maia. Na época da chegada dos espanhóis, os maias viviam em Cidades-Estado independentes, ou seja, a estrutura política era descentralizada, embora com unidade cultural e linguística.
Os maias eram grandes comerciantes e faziam trocas comerciais com regiões distantes como o Caribe e a América do Norte.
Também se destacaram devido aos conhecimentos técnicos na agricultura, irrigação, matemática, astronomia, medicina, escrita, arquitetura, entre outros.
(c) Incas
Mapa das estradas dos incas
O nome do povo é Quéchua, mas os conquistadores espanhóis não entenderam confundiram o título do imperador, Inca (filho do deus sol encarnado), com o nome do império. A capital do império estava na cidade de Cuzco, pois era uma monarquia centralizada.
Os domínios do inca se tornaram muito amplos. Centrados nas terras altas da cordilheira montanhosa dos Andes, estendiam seu controle da atual Colômbia até o norte do Chile. Para melhor controlar seus domínios, construíam estradas pavimentadas e um eficiente sistema de correio oral.
As organizações social e política eram bastante bem elaboradas e a agricultura se fazia em degraus escavados nas encostas das montanhas. Além disso, possuíam avançados conhecimentos de arquitetura, astronomia e medicina para os padres daquela época.




Curiosidade: os vikings (normandos) foram os primeiros europeus a chegarem na Europa. Abra o Link e se informe. – https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/os-vikings-na-america.htm
Exercícios – povos indígenas do continente americano
1) Quais foram os caminhos imaginados por Paul Rivet para as migrações de populações primitivas da Ásia para a América?
2) “Não há cultura indígena das Américas. Há culturas indígenas americanas.”
Explique a afirmação.
3) Qual a região ocupada pelos Maias?
4) A respeito dos povos de altas culturas das américas, apresente
(a) características políticas dos maias.
(b) características políticas e culturais dos Aztecas.
(c) características gerais dos Incas. 


Respostas
1 – Travessia pelo Estrito de Bering, Migração Malaio-polinésia e a origem australiana passando pela Antártida.
2 – A população indígena americana é formada por grande diversidade de povos com enorme variedade cultural e linguística.
3 – Ocupavam a região que se estende do sul do México atual até grande parte da América Central.
4
(   a)  Eram diversas Cidades-Estado independentes (embora fossem ligadas pela mesma língua e cultura).
(   b)  Havia o Império Azteca, que era controlado pelo povo de língua nahua, dominando vários outros povos da região do México atual.
    Destacamos o uso da escrita, astronomia, arquitetura, agricultura e a religião baseada em sacrifícios humanos.
(    c)  Inca era o título usado pelo imperador do povo de língua quéchua. Formaram um grande império. Dominaram vários outros povos.
Destacamos a construção de estradas pavimentadas, a arquitetura, a astronomia, a agricultura irrigada que usava degraus feitos nas montanhas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário