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A transição entre a mão de obra escrava e a assalariada
(com respostas ao final da postagem)
Baseado no texto do livro Projeto Araribá, Ed. Moderna 8º ano (pág. 204, 205, 207 e 208).
(a) Qual a ligação entre a Guerra do
Paraguai e o crescimento da Campanha pela abolição da escravidão?
(b) Como os políticos, representantes
dos fazendeiros, decidiram que seriam os rumos do processo de abolição da
escravidão no Brasil?
2) As principais leis abolicionistas
declaravam liberdade a parcelas do conjunto dos escravos.
(a) O que era declarado na Lei do
Ventre Livre?
(b) Quem foi beneficiado pela Lei dos
Sexagenários?
(c) Faça um comentário crítico sobre
os efeitos dessas leis abolicionistas tratadas nas questões 2(a) e 2(b).
3) que tipo de pessoa participava
das associações e clubes abolicionistas?
4) A lei de 13 de maio de 1888,
conhecida como Lei Áurea, foi redigida e discutida pelos deputados da
Assembleia Geral. A princesa Isabel, filha do imperador, sancionou a lei
(a assinatura que permite que a lei passe a ser aplicada na prática).
Qual foi a novidade criada por essa lei?
5) De forma geral, a abolição não
gerou grandes melhorias nas condições de vida dos negros.
(a) Muitos ex-escravos viveram em
condições de ___________________ semelhante à escravidão, especialmente no
___________________.
(b) No Vale do Rio Paraíba do Sul foi
comum encontrar os que estabeleceram ___________________________ com seus
antigos donos.
(c) Muitos procuraram trabalho nas
cidades de _________________________ e do ___________________________ ,
sujeitando-se aos trabalhos mais ___________ pois os melhores ficavam com os
imigrantes.
6) Devido a crises e guerras enfrentados por países da Europa, durante o século XIX, qual foi a principal saída encontrada?
Desenvolvemos sugestões e orientações para preparar aulas e exercícios.
Acesse aos links: -
6) Devido a crises e guerras enfrentados por países da Europa, durante o século XIX, qual foi a principal saída encontrada?
7) Explique a visão racista que
incentivava a imigração europeia para o Brasil?
8) O sistema de parceria enfrentou
problemas, mas empregou imigrantes no interior de São Paulo. Como funcionava?
9) Para substituir o sistema de
parceria foi desenvolvido o colonato.
(a) Como funcionava o sistema de
colonato?
(b) Não só a divulgação, mas também o
custo do transporte, passou a ser tarefa do governo imperial. Como esse
programa era conhecido?
O Dia da
Consciência Negra é comemorado na data da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de
novembro. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o
Quilombo dos Palmares. A data foi incluída no calendário escolar
nacional em 2003 e em 2011 a Lei 12.519 instituiu
oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Anteriormente, o dia 13 de maio era usado como
símbolo da valorização dos afrodescendentes brasileiros, por ser a data da
promulgação da Lei Áurea (que extinguiu a escravidão em 1888), pela princesa
Isabel (filha do imperador D. Pedro II, que foi regente enquanto seu pai estava
viajando pelo exterior).
Assista a um
depoimento do geógrafo e eminente pensador, Milton Santos, a respeito desta
comemoração.
Aviso Nº 2 aos professores de História
Desenvolvemos
sugestões e orientações para a elaboração de provas. Acesse ao
link:
1)
(a) Durante a guerra
milhares de negros combateram nas fileiras do exército brasileiro.
(b) Que o processo seria
lento, gradual e seguro, sem riscos para os privilégios da elite brasileira.
2)
(a) A lei declarava livres
os filhos de mulher escrava, nascidos a partir daquela data.
(b) Libertava os escravos
com mais de 60 anos.
(c) Os libertos nascidos
de mães escravas eram criados como escravos e trabalhavam, após completarem 8
anos, como se fossem escravos. Os escravos com mais de 60 anos eram raros e, os
que sobreviviam até essa idade não teriam como se sustentar após a libertação.
Ou seja, essas leis tiveram pouco efeito prático.
3) Os participantes eram
geralmente intelectuais, jornalistas, advogados, profissionais liberais, funcionários
públicos e até alguns fazendeiros.
Memórias Dispersas – Leitura para
lazer
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5)
(a) dependência // Nordeste.
(b) regimes de parceria
(c) São Paulo // Rio de Janeiro // pesados
6) As autoridades de países da Europa promoveram a emigração da população empobrecida para a América.
6) As autoridades de países da Europa promoveram a emigração da população empobrecida para a América.
7) De acordo com a visão
de setores da elite brasileira, os brancos eram superiores, consequentemente,
com a vinda de imigrantes europeus para o Brasil, haveria um branqueamento do
país, possibilitando o desenvolvimento.
8) A viagem do imigrante
era paga pelo fazendeiro, que também fazia a manutenção da família toda até a
primeira colheita. Após a venda do café produzido, o trabalhador entregava
metade da produção e mais 6% como juros sobre as dívidas.
9)
(a) No colonato o
imigrante recebia salário e podia cultivar alimentos como feijão, milho e hortaliças,
vendendo o excedente dessa produção.
(b) O programa ficou
conhecido como Migração Subvencionada.
Veja também Segundo Reinado no Brasil 5. Acesse ao link
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