Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Exercícios - Segundo Reinado 4 - questão da mão de obra


      A melhor visualização no celular é na horizontal. Mas, talvez você goste mais da versão para WEB (a opção está em baixo, no final de cada postagem). É mais completa (barra de opções de publicações).
A transição entre a mão de obra escrava e a assalariada
(com respostas ao final da postagem)

Baseado no texto do livro Projeto Araribá, Ed. Moderna 8º ano (pág. 204, 205, 207 e 208).
1) Durante o segundo reinado cresceram as pressões, dentro e fora do país, querendo o fim da escravidão. Era a chamada Campanha Abolicionista.
(a) Qual a ligação entre a Guerra do Paraguai e o crescimento da Campanha pela abolição da escravidão?
(b) Como os políticos, representantes dos fazendeiros, decidiram que seriam os rumos do processo de abolição da escravidão no Brasil?
2) As principais leis abolicionistas declaravam liberdade a parcelas do conjunto dos escravos.
(a) O que era declarado na Lei do Ventre Livre?
(b) Quem foi beneficiado pela Lei dos Sexagenários?
(c) Faça um comentário crítico sobre os efeitos dessas leis abolicionistas tratadas nas questões 2(a) e 2(b).
3) que tipo de pessoa participava das associações e clubes abolicionistas?
4) A lei de 13 de maio de 1888, conhecida como Lei Áurea, foi redigida e discutida pelos deputados da Assembleia Geral. A princesa Isabel, filha do imperador, sancionou a lei (a assinatura que permite que a lei passe a ser aplicada na prática).
Qual foi a novidade criada por essa lei?
5) De forma geral, a abolição não gerou grandes melhorias nas condições de vida dos negros.
(a) Muitos ex-escravos viveram em condições de ___________________ semelhante à escravidão, especialmente no ___________________.
(b) No Vale do Rio Paraíba do Sul foi comum encontrar os que estabeleceram ___________________________ com seus antigos donos.
(c) Muitos procuraram trabalho nas cidades de _________________________ e do ___________________________ , sujeitando-se aos trabalhos mais ___________ pois os melhores ficavam com os imigrantes.


6) Devido a crises e guerras enfrentados por países da Europa, durante o século XIX, qual foi a principal saída encontrada?
7) Explique a visão racista que incentivava a imigração europeia para o Brasil?
8) O sistema de parceria enfrentou problemas, mas empregou imigrantes no interior de São Paulo. Como funcionava?
9) Para substituir o sistema de parceria foi desenvolvido o colonato.
(a) Como funcionava o sistema de colonato?
(b) Não só a divulgação, mas também o custo do transporte, passou a ser tarefa do governo imperial. Como esse programa era conhecido?


          O Dia da Consciência Negra é comemorado na data da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 e em 2011 a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
           Anteriormente, o dia 13 de maio era usado como símbolo da valorização dos afrodescendentes brasileiros, por ser a data da promulgação da Lei Áurea (que extinguiu a escravidão em 1888), pela princesa Isabel (filha do imperador D. Pedro II, que foi regente enquanto seu pai estava viajando pelo exterior).
          Assista a um depoimento do geógrafo e eminente pensador, Milton Santos, a respeito desta comemoração.                                                                                                



Aviso Nº 2 aos professores de História
Desenvolvemos sugestões e orientações para a elaboração de provas. Acesse ao link:

Respostas

1)

(a) Durante a guerra milhares de negros combateram nas fileiras do exército brasileiro.

(b) Que o processo seria lento, gradual e seguro, sem riscos para os privilégios da elite brasileira.

2)

(a) A lei declarava livres os filhos de mulher escrava, nascidos a partir daquela data.

(b) Libertava os escravos com mais de 60 anos.

(c) Os libertos nascidos de mães escravas eram criados como escravos e trabalhavam, após completarem 8 anos, como se fossem escravos. Os escravos com mais de 60 anos eram raros e, os que sobreviviam até essa idade não teriam como se sustentar após a libertação. Ou seja, essas leis tiveram pouco efeito prático.

3) Os participantes eram geralmente intelectuais, jornalistas, advogados, profissionais liberais, funcionários públicos e até alguns fazendeiros.

Memórias Dispersas – Leitura para lazer
Dê um click sobre a imagem para ver maior.
         Vá às livrarias ou encomende o seu: Saraiva, Cultura, Travessa, MartinsFontes, Submarino, Americanas, Café Patriota, Agrega, Cia do Livro, Papelarissa, Language Café, FB (mensagem) e por este blog (comentários). Versões física e e-book.
4) A Lei Áurea aboliu a escravidão no Brasil.

5)

(a) dependência // Nordeste.
(b) regimes de parceria
(c) São Paulo // Rio de Janeiro // pesados 
6) As autoridades de países da Europa promoveram a emigração da população empobrecida para a América.
7) De acordo com a visão de setores da elite brasileira, os brancos eram superiores, consequentemente, com a vinda de imigrantes europeus para o Brasil, haveria um branqueamento do país, possibilitando o desenvolvimento.
8) A viagem do imigrante era paga pelo fazendeiro, que também fazia a manutenção da família toda até a primeira colheita. Após a venda do café produzido, o trabalhador entregava metade da produção e mais 6% como juros sobre as dívidas.
9)
(a) No colonato o imigrante recebia salário e podia cultivar alimentos como feijão, milho e hortaliças, vendendo o excedente dessa produção.
(b) O programa ficou conhecido como Migração Subvencionada.    


Veja também Segundo Reinado no Brasil 5. Acesse ao link

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário