(consultar o livro de aula – pág. 88, 89, 90 e 91).
1) Como era, no século
XVII, a sociedade europeia?
RESPOSTAS NO FINAL DA
POSTAGEM
________________________________________________________________________________________________________________________________
2) A respeito das
possibilidades de alguém que não nascesse nobre, responda:(A) O que era possível conseguir?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) O que era difícil
(quase impossível) conseguir?
________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Além de criticar o ______________________, os intelectuais iluministas eram
contrários à influência política e cultural da ________________________, aos
_________________________, à _____________________________, aos
__________________________ e à _____________________.4) Quais foram os primeiros questionamentos que abalaram o antigo Regime ?
________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Na visão iluminista, o
que o ser humano deveria fazer?
________________________________________________________________________________________________________________________________
6) no que os ilustrados
(filósofos iluministas) acreditavam (com relação ao ser humano)?
________________________________________________________________________________________________________________________________
7) os iluministas Denis
Diderot e Jean Jaques D’Alambert organizaram uma publicação chamada de
Enciclopédia.(A) Quem produziu os conteúdos publicados na Enciclopédia?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) O que os organizadores
pretendiam que a Enciclopédia contivesse?
________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Sobre as ideias
iluministas relacionadas a educação, podemos dizer:(A) O que combatiam?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) O
que propunham?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(A) O que defendia?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) Como o mercado deveria
ser orientado?
________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Alguns reis adotaram o
Despotismo Esclarecido:
(A) O que objetivavam
promover?
________________________________________________________________________________________________________________________________
(B) O que objetivavam
preservar?________________________________________________________________________________________________________________________________
Iluminismo
– Exercícios
(RESPOSTAS)
1) A sociedade europeia era profundamente desigual e
hierarquizada.
2)
(a) Uma
pessoa que não fosse nobre até poderia enriquecer.
(b) Dificilmente
teria acesso aos privilégios das classes dominantes.
3)
Antigo Regime / Igreja Católica/privilégios da nobreza/servidão no
campo/monopólios comerciais/censura.
4) os
primeiros questionamentos ganharam corpo nas Revoluções Inglesas do Século
XVII.
5) o
ser humano sempre deveria usar a razão e deixar de lado o misticismo e a superstição.
6)
acreditavam na capacidade humana de criar um mundo melhor, de criar inventos e
de controlar a natureza por meio da ciência.
7)
(a) foi
produzida por diversos intelectuais, editores, resenhistas e ilustradores.
(b)
pretendiam que contivesse o resumo de todo o saber ocidental existente até
aquele momento, expor os avanços técnicos e científicos do século XVIII e
reagir às interferências religiosas, tratadas como superstições.
8)
(a)
combatiam o ensino privado e religioso.
(b)
propunham uma educação laica, na qual o currículo escolar não estivesse
submetido aos princípios de nenhuma crença religiosa. (Defendiam que a educação
elementar deveria ser obrigatória, dirigida pelo Estado e gratuita para atender
a todos).
9)
(a) o
liberalismo econômico defendia o fim da intervenção Estatal na economia.
(b) o
mercado seria orientado pela Lei da Oferta e da Procura e pela Lei da
Livre Concorrência.
10)
(a)
promover reformas que tornassem a administração do Estado mais eficiente.
(b) preservassem
a ordem social e o absolutismo monárquico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário