Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Exercício de aula 7 - correção





Revolução Russa - há alguns exercícios que talvez não tenham aparecido nas aulas, mas são úteis para nossos estudos.


- pág. 55 – ATIVIDADES


1) Para a Burguesia do final do século XIX, socialismo, comunismo e anarquismo tinham o mesmo significado. Por quê?


R: O conjunto de doutrinas chamadas “socialistas” defendiam o fim do Estado liberal e a substituição do individualismo burguês por uma sociedade sem classes sociais (predomínio do bem comum).


2) O que há em comum entre as três doutrinas? O que as diferencia?


R: Todas querem o fim do individualismo burguês, a eliminação das classes sociais e o fim da propriedade privada dos meios de produção. Os anarquistas eram diferenciados por defenderem o fim do Estado e de todo o controle político, enquanto as outras correntes desejavam controlar o Estado para impor as mudanças.


- pág. 57 – ATIVIDADES


1) Se o Império Russo passava por um rápido desenvolvimento industrial, como explicar o título desse módulo?


R: A servidão foi extinta em 1861, mas os trabalhadores rurais continuaram sob domínio dos grandes senhores rurais. Os operários estavam sujeitos a longas jornadas de trabalho, baixos salários, proibição de greves e de sindicatos. Também ocorriam crises periódicas de abastecimento, pois a maior parte da produção agrícola era destinada à exportação.


2) Por que a população russa estava descontente com o regime czarista?


R: O estado russo era uma monarquia absolutista por direito divino. As conquistas liberais alcançadas por outros países ainda não existiam na Rússia, além das questões econômicas e sociais.


- pág 59 – ATIVIDADES


1) Por que a Primeira Guerra Mundial é considerada o fator desencadeador do processo revolucionário russo?


R: O envolvimento na guerra abalou de forma irreversível a política e a economia do império russo. As derrotas e o grande número de mortos colocou o exército, desmoralizado, contra o governo czarista. A falta de alimentos e mercadorias em geral gerou protestos, passeatas e greves.


2) Por que comemora-se a Revolução Russa em outubro e não em março, data da queda do czar Nicolau II?


R: As medidas tomadas pelo governo provisório criado na primeira revolução não acalmaram as manifestações. Por isso as propostas mais radicais foram adotadas na segunda revolução de 1917, liderada por Lênin, ocasião em que os Bolcheviques assumiram o poder.


Primeira Guerra Mundial - há alguns exercícios que talvez não tenham aparecido nas aulas, mas são úteis para nossos estudos.


- pág 83 – DOC 1 – No início do século XX, países europeus disputavam o controle sobre o Mar Mediterrâneo oriental.


1) Quais eram esses países?


R: Alemanha, Rússia, Grã Bretanha, França e Itália.


2) Em que regiões cada um deles exercia algum tipo de intervenção?


R: Alemanha (Império Turco), Rússia (Mar Negro e Estreitos), Grã Bretanha (Região dos Bálcans, Egito e Chipre), França (Síria), Itália (Líbia).


3) Qual era o interesse da Alemanha ao construir a ferrovia Berlim-Bagdá?


R: Conquistar o mercado consumidor do Império Turco.


-pág 83 – DOC 2 – No início do século XX, a Europa foi sacudida por numerosos conflitos nacionalistas, provocados por povos que não aceitavam se submeter a outros Estados.


1) Onde os conflitos ocorreram?


R: na região dos Bálcans.


2) Que países faziam reivindicações territoriais?


R: o Império Áustro-Húngaro, a Sérvia e o Império Russo.


3) Por que a Áustria-Hungria se sentia ameaçada?


R: Porque era um império multirracial com vários movimentos separatistas apoiados pelo Império Russo.


- pág. 87 – DOC 1 – A guerra se prolongava e as dificuldades cresciam. Civis e soldados estavam cansados e desencorajados.


1) A quem era dirigida a propaganda de guerra?


R: aos cidadãos (patriotismo).


2) O que essa propaganda pretendia?


R: manter alto o moral dos soldados e dos civis.


3) Qual é a imagem da guerra mostrada nos cartazes?


R: encorajadora, com decisões e glória.


- pág. 87 – DOC 2


10 Como o desenvolvimento tecnológico está ligado a esse quadro de devastação?


R: os avanços tecnológicos possibilitaram a criação de armas de grande poder de destruição, por isso causadoras de grande número de mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário