quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Relembrar é útil


Iluminismo e Revolução Francesa.

           No início das aulas de 2015 repetimos muitas vezes o alerta de que o iluminismo apareceria o tempo todo. Agora, ao final do ano letivo, todos podem confirmar que essa ideologia surgida no século XVIII apareceu sozinha, ou em meio a todos outros temas estudados.

          Foi previsível que esse assunto aparecesse na lista de temas a serem estudados para a próxima prova. Por causa disso fizemos uma revisão usando uma dessas vídeo aulas que são veiculadas em emissoras de televisão. Foi muito útil para nossa revisão da última aula; tanto em Iluminismo, quanto em Revolução Francesa. Entretanto, quando assistíamos ao vídeo percebemos um erro. Qual foi mesmo o engano cometido na tele aula? 

          Se você estava em sala, tente rever para relembrar. Se estava ausente, tente descobrir.

video


Período Regencial e Segundo Reinado

          Há necessidade de revisarmos o conteúdo estudado mais recentemente, relacionado ao Brasil monárquico. Para relembrarmos essa parte do conteúdo estudado escolhemos um vídeo que nada tem de relação com uma aula. Mas é bastante útil para quem quer recordar ou ampliar conhecimentos. Ele fala do Imperador Dom Pedro II, suas origens familiares e seu ingresso precoce na vida política. As pessoas que produziram esse trabalho audiovisual tem claro interesse em defender a monarquia. Mas temos que conviver com as diferentes ideias e formas de compreender o mundo. 
          Vamos assistir?









          Se você estiver interessado, há outros vídeos biográficos a respeito do imperador D. Pedro II, produzidos pelas mesmas pessoas ( total de 5 - disponíveis no You Tube).
          Podemos saber mais a respeito da época com bons livros, que podem ser bons para a época de férias escolares, pois não são acadêmicos (embora com ótima pesquisa histórica e bem escritos):

- Mary Del Priory - Condessa de Barral, a paixão do Imperador. Rio de Janeiro, editora Objetiva, 2008. 
- José Murilo de Carvalho - D. Pedro II. São Paulo, editora Companhia das Letras, 2007.
OBS - se você ainda não percebeu o erro da teleaula, do primeiro vídeo, retorne a ele e veja que a divisão da sociedade francesa em Três Estados está com a sequência errada. A correta seria: Primeiro Estado, clero; Segundo Estado, nobreza; Terceiro Estado, povo.                                                                           

Um comentário:

  1. Muito útil! Este vídeo está me ajudando bastante a entender melhor e com mais precisão a materia..
    Abraço e até amanhã!

    ResponderExcluir